Bobina Galvanizada

No texto de hoje conversaremos sobre a bobina galvanizada. Trarei aqui a definição deste produto, para que ele é utilizado e quais são as suas especificações. Você está preparado (a)? Me acompanhe!

O que é bobina de chapa galvanizada?

Bobina Galvanizada

Antes de tudo vamos entender o que é a bobina, deixando a galvanização um pouco de lado. A bobina de aço é um enorme rolo metálico utilizado para diversas atividades. Este rolo metálico é criado a partir de várias chapas de metal, e através deste material surge uma grande parcela de produtos, além de ser usado em diversos tipos de indústrias.

A chapa galvanizada é um tipo de aço que passou pelo processo de galvanização. Okay! Mas o que acontece neste procedimento e, porque ele existe? Neste procedimento a chapa recebe um revestimento de metais nobres. Assim, ela se torna mais resistente à corrosão, tendo maior durabilidade e estética comparada as comuns.

O material mais utilizado para a blindagem da chapa é o zinco.  Quanto maior a quantidade de zinco, mais resistente fica a chapa e maior será a sua durabilidade.

Curiosidade: existem chapas que recebem revestimento com estanho, alumínio, chumbo e outros, são denominadas chapas revestidas, pois possuem alterações em suas propriedades e aplicações devido às mudanças de componentes.

Quais são as aplicações da chapa galvanizada?

Com todo o processo de galvanização a chapa fica até 20 vezes mais resistente que uma chapa comum, aumentando assim a sua durabilidade e diversificando suas aplicações e segmentos nos quais pode ser utilizada.

Os setores agrícolas são disparados no uso desse tipo de chapa, como exemplo: produção de silos e equipamentos em geral.

A construção civil também tem espaço para a bobina, utilizada para a fabricação de telhas, tapamentos, laterais, confecção de gabinetes, paias, cubas, cadeiras, mesas, fornos, fogões, calhas, portões, portas e cercas. Já no setor construtivo a aplicação é conjunta com outros materiais como, concreto, drywalll, vidros e madeira. Podendo oferecer maior flexibilidade e diversidade nas soluções citadas.

Na indústria farmacêutica e médica, a bobina está presente na produção de recipientes, bandejas para revisão de medicamentos semiacabados, capelas para manipulação de produtos medicinais e químicos, entre outras mercadorias ligadas a saúde e bem-estar.

A chapa zincada (galvanizada) pode ser usada para funções como:

  • Estrutura de ar condicionado;
  • Fachadas;
  • Diversas áreas da indústria automobilística;
  • Proteção de sistemas de isolamento térmico;
  • Fabricação de telhas, calhas e rufos.

Características super importantes e especiais da chapa galvanizada: isolamento acústico (apenas com o suporte de outros materiais), resistência a corrosão e efeitos do sol e chuva, leveza e maleabilidade do material e conforto térmico.

Como é o processo da bobina galvanizada?

Compartilharei aqui com vocês qual é o processo industrial da chapa galvanizada. Continue lendo!

Este processo é composto por várias fases. Ele tem seu início na mineração, transformando o ferro em ferro gusa e aciaria. Na finalização destas duas etapas, temos como resultado a chapa grossa; então ela é passada pelo laminador de tiras a quente (LTQ) e transformada em uma bobina laminada a quente. Após este processo, a bobina passa pelo laminador de tiras a frio (LTF) e então dá origem a bobina laminada a frio.

Na última etapa, este material passa pelo processo de galvanização com o zinco resultando nas bobinas galvanizadas.

Para tirar as chapas, basta fazer o corte na bobina. Conseguiu entender o processo industrial? Espero que sim, qualquer dúvida deixe nos comentários!

Quais são as dimensões da chapa galvanizada?

Pelo material ser utilizado em diversas atividades, existem várias dimensões disponíveis deste produto. Aqui na Cofer Atacadista os valores encontrados no catálogo são de 0,43x0150mm até 0,43x1200mm com suas variações de kg/mt.

Geralmente você encontra sua dimensão dividida em três partes: espessura (mm), largura (mm) e comprimento (mm). Normalmente as bobinas galvanizadas tem larguras de 1000mm e 1200mm, com espessuras entre 0,34mm a 2,70mm. Tamanhos diferentes destes que eu citei, você pode considerar fora do padrão ou bobina feita sob encomenda por usinas internacionais.

Obs importante: este produto é comercializado por (Kg/Tonelada) e não por metro linear.

Antes de fechar o texto vou responder a uma pergunta muito comum. Continue lendo!

Qual a espessura da chapa de calha?

No mercado você encontra calhas com variadas espessuras e materiais, cada um deles com uma aplicação específica; portanto na hora de escolher a calha você deve prestar bastante atenção.

É indicado a chapa galvanizada por ter maior resistência a sol e chuva, diminuindo drasticamente a velocidade de corrosão do material. Já na espessura, dependerá do tipo de telha utilizada na edificação, o comprimento do telhado, a queda de água e a média do volume de água que será conduzida. Tendo estas informações você poderá escolher a chapa para a sua calha sem preocupações de falha!

As medidas mais utilizadas para este tipo de atividade são: 0,40, 0,50 e 0,65.

Encerramos o texto por aqui, obrigado por me acompanhar até o final. Espero que eu possa ter ajudado você a entender um pouco mais sobre a bobina galvanizada, como é feita e quais são as suas funções.

Como eu sempre falo por aqui, ter conhecimento dos produtos na hora da venda com certeza trará mais confiança para o seu cliente, gerando assim resultados positivos para o seu negócio.

Você está precisando de bobina galvanizada? Parabéns, você veio ao lugar certo!

Clique aqui e faça uma cotação on-line conosco e adquira a sua bobina com qualidade, bom atendimento e preço justo. Estamos te esperando!