You are currently viewing Se você ainda tem dúvidas sobre silicone acético, elas acabam agora!

Se você ainda tem dúvidas sobre silicone acético, elas acabam agora!

O silicone acético é um dos produtos mais utilizados na construção civil para vedação e selagem, um processo que impede água, ar ou outros líquidos de passar pela estrutura. Ele é um selante tixotrópico monocomponente, de baixo módulo com ações antifungo e de cura acética.

Se você ainda tem dúvidas sobre silicone acético, elas acabam agora!

Importante: é comum encontrar pessoas que usam selantes como cola; tenha sempre em mente, selante NÃO É cola. Esses dois produtos funcionam de forma diferente, se você inverter os papéis eles não vão ter uma boa performance. Cuidado, oriente sempre o seu cliente a comprar o produto certo, para resolver o problema da vez com excelência! 🙂

Neste texto conversaremos sobre onde este produto é mais utilizado, quanto tempo demora para secar o silicone acético, as cores e tamanhos disponíveis no mercado, suas variações de modelos, onde são mais utilizados e o mais questionado; qual a diferença entre silicone acético e neutro. Interessou? Continue lendo.

Onde é utilizado o silicone acético?

O Silicone acético é muito utilizado na construção civil para vedação e selagem de ambientes internos e úmidos por conter ações antifungo, como: pias e vasos sanitários, box em banheiros, portas e janelas. Ele possui uma excelente resistência aos raios UV e pode também ser aplicado em áreas externas.

Silicone acético aplicação

Limitações

Este material não deve ser utilizado em vidros laminados, metal corrosível, espelhos, superfícies pintadas e/ou porosas, superfícies alcalinas, aquário, acrílicos, concreto, cimento, tijolo, pedra calcária, zinco, placa de aço galvanizado, plásticos à base de polietileno, polipropileno e policarbonato.

Não é indicado também para fachadas de vidro e qualquer adesão estrutural que necessite resistência, contato de alimentos, imersão contínua em meios líquidos e em espaços totalmente fechados (o conteúdo precisa evaporar).

Obs: não aceita pintura!

Como se aplica silicone?

Agora vou passar algumas dicas de como fazer uma aplicação de sucesso, seja com o cartucho ou com a bisnaga. Aprendendo como faz, você pode compartilhar essas dicas com o seu cliente para que ele tenha uma boa experiência com o produto, assim ele criará confiança e afinidade com a sua loja! #Ficaadica

Vamos juntos?

Cartuchos

Silicone Acético Poliplas Silicone Neutro

  1. As superfícies de aplicação devem ser limpas com álcool ou acetona, secas e firmes. Não utilize querosene ou gasolina para a limpeza dessas superfícies. Ok?
  2. Aplique fita crepe para proteger as áreas onde o silicone não é desejado.
  3. Corte a ponta do cartucho e do bico aplicador em um ângulo de 45º no tamanho e espessura que você desejar. Rosqueie o bico no cartucho aplicador e coloque na pistola aplicadora.
  4. Agora aplique o silicone na área desejada e faça o acabamento.
  • Importante para os dois tipos (cartucho e bisnaga): após a aplicação do silicone, remova a fita crepe antes que o adesivo forme a película. Após o uso, mantenha o bico aplicador no cartucho e deixe uma pequena quantidade de produto acima do bico para formar um tampão. Na reutilização é só retirar o tampão.

Obs: após aberto, reutilize o produto em até duas semanas.

Bisnaga

Silicone Acético TEKBOND Bisnaga

  1. As superfícies de aplicação devem ser limpas com álcool ou acetona, secas e firmes. Não utilize querosene ou gasolina para a limpeza das superfícies!
  2. Utilize a tampinha para romper o lacre da bisnaga.
  3. Rosqueie o bico aplicador e corte a ponta em um ângulo de 45°C.
  4. Aplique um cordão de silicone de espessura entre 1,5 a 3,0 mm na superfície, pressionando a bisnaga pelo fundo.
  5. Monte as partes antes do silicone formar película.
  6. Aperte manualmente os parafusos e remova os excessos do produto.
  7. Após 2 horas faça o aperto final dos parafusos.
  8. Após o uso, mantenha o bico aplicador no cartucho e deixe uma pequena quantidade de produto acima do bico para formar um tampão. Na reutilização, retire o tampão.

Obs: após aberto, reutilize o produto em até duas semanas.

Quanto tempo demora para secar o silicone?

A cura acética começa quando ele entra em contato com a umidade do ar. O tempo de pré-cura é de 24 horas, pode levar até 14 dias (dependendo da quantidade do produto usado e a umidade do lugar onde foi aplicado). Já o tempo de formação da película é de 5 à 15 minutos.

Se você ainda tem dúvidas sobre silicone acético, elas acabam agora!

Cores e tamanhos

No mercado você encontra este produto em diferentes cores e tamanhos; é importante conhecer todas as opções para que você consiga atender as diversas necessidades dos seus clientes.

Veremos agora os tamanhos disponíveis:

Agora, veremos as cores disponíveis:

  • Branco
  • Cinza
  • Incolor
  • Preto
  • Vermelho (alta temperatura)

 

Silicone acético de alta temperatura

Silicone acético 50g alta temperatura

Você já ouviu falar dos silicones de alta temperatura? Estes modelos em sua base funcionam como o silicone acético de uso geral, são um adesivo selante tixotrópico monocomponente, de baixo módulo, com antifungo e de cura acética (ocorre em temperatura ambiente e na exposição à umidade do ar).

  • Os formatos de embalagem disponíveis para este modelo são cartuchos (280g) e bisnagas (50g). Você encontra este material apenas nas cores: vermelho, preto e cinza.

Este produto é muito utilizado na indústria automotiva e na construção civil. Eles são responsáveis por formar uma camada a prova de vazamentos, com alta aderência em diversos substratos. Tem uma resistência excelente a óleo de motor e óleos lubrificantes. Eles são normalmente aplicados em tampas de válvulas, caixas de câmbio, caixas de engrenagens, tampa de motores e etc.

Obs: nas cores preto e cinza, eles ganham um destaque por serem ideais para substituir juntas de retentores, de papel, cortiça e feltro.

 

Dados técnicos

Confira agora os dados técnicos dos silicones de uso geral e alta temperatura; entenda corretamente o que cada um é e pode oferecer, assim poderá ajudar o seu cliente a escolher o modelo certo. Acompanhe!

Silicone acético de uso geral:

– Odor característico (ácido acético)

– Densidade a 25°c;

– Tempo de formação de película: 5 á 15 minutos;

– Temperatura ideal de aplicação: +5 á 35°c

– Temperatura de trabalho: -50 à 150°c

Alongamento á ruptura: ≥800 %

Dureza Shore A: 25

– Cura gradativa a 23°c e 55% U.R.

Após 24h: ≥3 mm

Silicone acético de alta temperatura:

– Odor característico (ácido acético)

– Densidade a 25°c;

– Tempo de formação de película: 5 à 20 minutos;

– Temperatura ideal de aplicação: +5 á 35°c

– Temperatura de trabalho: -54 à 316°c

– Alongamento á ruptura: ≥200 %

– Dureza Shore A: 18

– Cura gradativa a 23°c e 55% U.R.

Após 24h: ≥3 mm

 

Qual a diferença entre o silicone acético e neutro?

Para começar, uma das grandes diferenças está na base de cada um. O silicone neutro não carrega nenhum solvente ou aditivo na sua composição; ele é totalmente puro, é mais utilizando em ambientes externos. Já o selante acético contém em sua formulação o ácido acético ou ácido etanoico com ação fungicida; sendo muito utilizado em ambientes internos e úmidos. Deu para entender? Espero que sim, qualquer dúvida deixe nos comentários!

Porque o silicone acético tem um cheiro forte?

Na hora da aplicação, este produto solta um cheiro forte muito parecido com o vinagre. Este cheiro nada mais é do que a evaporação do ácido acético durante o processo de cura. Fora o incomodo que pode surgir pelo cheiro, você não deve se preocupar; ele não é tóxico.

Você leu até aqui? Se a resposta for sim, você tem os meus parabéns! Agora você sabe tudo sobre o silicone acético, e pode guiar o seu cliente corretamente na escolha do silicone ideal. Espero que você tenha aprendido com a gente!

Baixe o nosso catálogo clicando aqui e conheça todos os modelos que vendemos desta linha. Mantenha o seu estoque de silicones, sempre em dia com a Cofer Atacadista. Estamos te esperando!

Se você ainda tem dúvidas sobre silicone acético, elas acabam agora!

Deixe um comentário